Agenda: Seminário: Educação Integral 

De 26/05/2023 até 26/03/2023

Seminário: Educação Integral – Sexualidade e Gênero nos espaços educativos

Parceria com a FUNDAÇÃO GOL DE LETRA

O seminário é uma iniciativa que visa reunir profissionais para debater e construir possibilidades de práticas e metodologias no campo da Educação em Sexualidade e Gênero, como parte essencial na garantia dos Direitos Sexuais e Reprodutivos, e pela perspectiva da interseccionalidade.

Programação (sujeita a alteração)

8h – Credenciamento e Café

9h – Abertura

9h30

Mesa 1: Educação em Sexualidade como Direito

Essa mesa discutirá os Direitos que garantem o trabalho de Educação em Sexualidade, apresentando políticas e/ou legislações existentes que respaldam o trabalho sobre Educação em Sexualidade, como um direito humano baseado na equidade de gênero, no respeito às diversidades, com informações e conceitos atuais e em conformidade com a ciência.

12h – 13:30 almoço

13h30 – 15h -Oficinas: o objetivo dessa atividade é compartilhar boas práticas, através de iniciativas já realizadas por organizações e/ou coletivos, promovendo um espaço de interação com os participantes. Serão 4 oficinas que acontecerão de forma simultânea em diferentes espaços, com até 30 participantes.

Oficina 1 – Papo reto

Essa oficina será conduzida pelos monitores do Programa de Jovens da Gol de Letra, tem como objetivo garantir a participação efetiva dos jovens como protagonistas no debate sobre Educação em Sexualidade e as temáticas que atravessam as suas vivências a partir das práticas e metodologias da linguagem do Audiovisual.

Oficina 2 – Masculinidade na Quebrada

Garantir um espaço para a troca de práticas e metodologias para Educação em Sexualidade pensada especificamente dentro do debate de Masculinidades. Convidado Projeto “Masculinidade Quebrada: memórias de um processo com meninos periféricos” apresenta a Metodologia de trabalho criada e utilizada pelo Coletivo Masculinidade Quebrada, além narrar de histórias afetivas vivenciadas no processo de trabalho com meninos periféricos do extremo sul da cidade de São Paulo – SP.

Oficina 3 – Educação em Sexualidade e as Pessoas com Deficiência

A oficina Sexualidade e Pessoas com Deficiência tem como objetivo garantir um espaço de discussão e reflexão sobre práticas e metodologias para educação em sexualidade, especificamente dentro do debate anticapacitista.

Oficina 4 – Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis

Os Centros de Cidadania LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Mulher Transexual, Homem Trans e Intersexual) desenvolvem ações permanentes de combate à homofobia e respeito à diversidade sexual.

15h – Café

15h30 – Mesa de encerramento: Estratégias de resistência e iniciativas na Educação em Sexualidade

Essa mesa visa compartilhar diferentes experiências e práticas, de modo a fortalecer e fomentar nossa potência e criatividade, será um momento de troca e acolhimento do trabalho realizado, na perspectiva da garantia dos Direitos Sexuais e Reprodutivos para todos.

17h – Finalização

Compartilhe