Enfermagem

O TÉCNICO EM ENFERMAGEM é o profissional que atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde do paciente/ cliente, família e comunidade, em todas as faixas etárias. Desenvolve ações de educação para o autocuidado, bem como de segurança no trabalho e de biossegurança nas ações de enfermagem. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos em qualquer fase do ciclo vital. Participa de uma equipe multiprofissional com visão crítica e reflexiva, atuando de acordo com princípios éticos. Exerce ações de cidadania e de preservação ambiental (Plano de Curso – CPS, 2012)

Organização Curricular:

O Curso oferece a Qualificação intermediária ao término do 2º módulo, de Auxiliar de Enfermagem e a Habilitação Profissional no 4º módulo, de Técnico em Enfermagem.

O Curso conta, além das aulas teóricas e práticas, essas últimas ministradas em laboratório de Enfermagem, um espaço acadêmico destinado ao desenvolvimento de atividades práticas, com intuito de promover as competências e habilidades necessárias para os alunos atuarem nos campos de estágio, garantindo a sua segurança e a do paciente, com Estágio supervisionado pelos docentes.

O estágio profissional supervisionado tem por objetivo capacitar o aluno para o exercício profissional e poderá ser realizado nas instituições de atendimento à saúde pública ou privada, parceiras da escola.

Para acompanhar essas atividades o Grupo de Supervisão Educacional possui, na Área de Gestão Pedagógica, uma especialista que acompanha e orienta as Unidades de Ensino que ofertam essa habilitação, conjuntamente, com as Equipes das Supervisões Educacionais Pedagógicas Regionais.

Para tanto, no decorrer de cada semestre, são emitidas as “Orientações Técnicas Pedagógicas – Enfermagem” a fim de auxiliar as escolas na organização dos processos pedagógicos, bem como o subsídio para a elaboração do calendário escolar e cronograma de estágio.

Semestralmente, a unidade escolar encaminha para a supervisão regional, o calendário de cada módulo ofertado, com a carga horária distribuída entre os componentes curriculares, em consonância com a matriz curricular homologada.

Manual do estágio:

Além disso, a coordenação do curso elabora o cronograma de estágio na plataforma digital www.enfermagem.cpscetec.com.br alinhando ao calendário para o desenvolvimento das competências previstas no Plano de Curso.

Após análise dos cronogramas de estágio de cada Unidade de Ensino, por módulo, é emitido um parecer de homologação pela especialista da Área de Gestão Pedagógica para que sejam iniciadas as atividades em Campo de Estágio.

Calendário Escolar – Técnico em Enfermagem

Normas para uso do Laboratório de Enfermagem

O Laboratório de Enfermagem é um espaço disponibilizado aos alunos e
professores do Curso Técnico em Enfermagem, para a realização de procedimentos, simulações da
prática profissional com o intuito de preparar os estudantes para a realização dos estágios
supervisionados.

O Grupo de Supervisão Educacional – Área de Gestão Pedagógica, o Centro de
Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão- Ceteccap e Grupo de Formulação e Análises
Curriculares, elaboraram as Normas para uso do Laboratório de Enfermagem a serem
implementadas nas Etecs que ofertam esta Habilitação Profissional.

O Documento encontra-se disponível para download no botão abaixo: